Início

Olhar de fotógrafo (parte 03)

Vamos falar de fotografia com ponto e vírgula.

Em muitos países a pontuação nos ajuda a entender o que um escritor deseja transmitir. O principal a estratégia da pontuação “contemporânea” está em apresentar uma relação entre o texto e a imersão do leitor - para captar sentimentos e ideias sobre o estado emocional dos personagens em uma narrativa. Será que podemos levar isto para a fotografia? A resposta é um sonoro SIM!

Vejamos alguns exemplos:


  

O que estas fotografias transmitem?




Percebeu? Obviamente a pontuação que estabeleci parte de minha própria interpretação de imagens. Quando você sair para fotografar, busque identificar-se com o ambiente (clima e momento) e os personagens (construções, seres vivos inanimados e animados).

Gosto de estabelecer um laço com o eu (interior), então procuro expressar quem sou ou o que sinto através de imagens. Claro que existem diversos ramos da fotografia em que se exige uma abordagem diferente, mas o objetivo aqui é elevar o caráter artístico e criativo para iniciantes (me incluo aqui).

O olhar fotográfico sobre a pontuação é amplo, o que permite, à quem produz imagens, levar milhares de palavras para a sua audiência. Levamos ao expectador o diálogo, que é algo inerente e único na Terra, onde somente humanos tem compreensão absoluta de que imagens podem falar por si.

Gostou deste artigo? Role a tela para baixo, deixe seu comentário ou veja outros itens interessantes.

Antes de usar o conteúdo deste artigo para outros fins, por favor, consulte a nossa política de privacidade e direitos de uso.