Início

Dicas de fotografia (parte 008)

Neste episódio estaremos abordando figuras geométricas implícitas, ou seja, dentro de uma cena se escondem figuras que não estão claramente visíveis.

Essas “figuras” ocultas direcionam o olhar do observador. Mantenha isto em mente: Quanto mais capturamos a atenção do observador e quanto mais pudermos conduzir a leitura de uma imagem, maior será a nossa capacidade de realizarmos composições melhores.

Antes de avançarmos para o tema principal, necessito esclarecer algo que considero relevante: O poder de uma abstração. Permitam-me esclarecer:


A maior parte dos seres humanos usa (basicamente) cinco sentidos, por vezes focamos nossa atenção mais em um do que em outro. Quando você sente o aroma de uma boa refeição, focamos em qual dos sentidos? Quando decidimos por um agasalho num dia frio, que sentido predomina para que esta decisão ocorra?

Agora vamos transferir o nosso foco para a observação de fotografias. O primeiro sentido a atuar é a visão. Quantos mais podemos usar?

Se vou fotografar, devo estar atento de forma a usar de argumentos (parâmetros) ou elementos de composição que possam sugerir que o observador use outros sentidos com maior eficácia. Então eu, como fotografo, devo entender que a minha impressão do ambiente deve ser abrangente.

Imagine-se caminhando numa bela manhã de primavera. Estamos caminhando em meio a colinas verdejantes, repletas de flores. O clima é agradável e uma brisa leve percorre o nosso corpo.
Pegue sua câmera nesse ambiente precioso. Então vem a inspiração de se replicar tais sensações através de fotografias. Esse é o princípio para se traduzir uma experiência pessoal (e praticamente “intrasferível”) para pessoas que vão estar em outros ambientes e imersos em outras sensações e “pressões” diárias.

Então, fotografias são abstrações e extratos de uma realidade, que em primeira análise não pertence ao observador. “Recortar” o mundo é  tarefa de quem registra e direcionar o poder desse recorte ,com fins de propor uma leitura, também.

Tudo o que falamos em outras dicas (e muito do que falaremos) repousa neste ponto de vista. Dito isto...


Geometria implícita

 https://stocksnap.io/author/5049

A fotografia acima (como já vimos antes) está envolta de espaço negativo e imersa em baixo contraste (que aprenderemos futuramente). É uma captura comum (para o meu gosto), porém sua simplicidade esconde uma figura implícita. Consegue perceber?



Simples... Um triângulo.



Entramos na imagem pela base do triângulo e subimos rapidamente para a mão da criança (ou paramos nos dedos que envolvem a manga da roupa. Para mim o foco nos dedos do adulto não seria o ideal, mas, como devo colocar imagens que possam propor diversos pontos de vista. Eu faria escolhas diferentes, porém o que importa aqui é o triângulo, que funciona como área de navegação.

Uma fotografia pode conter inúmeros setores de navegação, porém, tais regiões devem ser do entendimento do autor de uma fotografia. A distribuição (discordante ou harmônica) provoca o olhar e aguça a curiosidade do observador, mesmo nas composições mais simples.


https://stocksnap.io/author/1949

As formas resultantes não precisam ser “perfeitas”, conter lados iguais, ser simétricas ou equivalentes. O “segredo” está na distribuição.
Note que no exemplo acima temos “ilhas” fictícias e o fundo escuro funciona um tipo de “oceano” ou rio.



Essa ideia se encaixa em diversas fotografias. É interessante como abstrações povoam a nossa mente, mesmo quando são implícitas. Consegue perceber alguma figura na imagem abaixo?


https://unsplash.com/jgalafa

Meu ponto de vista diz que...



Mas também vejo isso...



Gostou? Espero que este artigo seja útil. Tire proveito das formas (quadrados, retângulos, círculos e figuras sobrepostas) e explore o que desejar.


Gostou deste artigo? Role a tela para baixo, deixe seu comentário ou veja outros itens interessantes.

Antes de usar o conteúdo deste artigo para outros fins, por favor, consulte a nossa política de privacidade e direitos de uso.